Equipe de “Desnorteadas” comemora relançamento no YouTube com evento no Rio de Janeiro

Equipe de “Desnorteadas” comemora relançamento no YouTube com evento no Rio de Janeiro

Após conquistar espaço em plataformas de streaming e receber prêmios e indicações em festivais internacionais, a websérie “Desnorteadas” está de volta ao YouTube, sua plataforma de origem. A série retorna com sua leveza e bom humor característicos, acompanhando um grupo de amigas em busca de direção em meio às incertezas da vida contemporânea, enquanto aborda temas essenciais do dia a dia feminino. O retorno também contou com um evento de relançamento na última sexta-feira (27), no Rio de Janeiro.

A principal motivação para o retorno de “Desnorteadas” ao YouTube é a acessibilidade que a plataforma proporciona. Lançada inicialmente em 2020, durante a pandemia, como parte de um projeto transmídia que já explorava o universo das personagens nas redes sociais desde 2016, a websérie alcançou um público amplo ao circular por TVs Digitais e plataformas como Box Brazil Play, Looke, Canais da Looke, Claro, Vivo e o canal Whe Play (TV Fast da Samsung).

“A ida para festivais e, posteriormente, para plataformas nos permitiu alcançar um público muito maior. No entanto, sempre almejamos que a websérie voltasse a ser acessível gratuitamente para todos”, explica Mariana Dias, uma das idealizadoras e protagonistas da série. “Essa volta para o YouTube sempre esteve acordada com os streamings, e hoje podemos dizer que estamos em múltiplas janelas, mantendo a série disponível também nesses outros canais”, conta a artista.

Mariana ainda ressalta os desafios da produção independente: “Sabemos que, ainda que o YouTube seja uma plataforma democrática, fazer com que o conteúdo chegue a mais pessoas exige investimentos em marketing e divulgação, recursos que nós não tínhamos. Essa temporada piloto foi feita no modelo de produção que o mercado chama de guerrilha, só foi possível porque contou com todo o tipo de apoio, do profissional ao alimentar”.

O relançamento no YouTube também foi a oportunidade perfeita para celebrar a série, algo que não foi possível durante a pandemia. A equipe realizou um evento na última sexta-feira (27), na cidade do  Rio de Janeiro com a presença de elenco e convidados no Quiosque Vidah. 

O universo transmídia de “Desnorteadas” e próximos passos

Com o retorno ao YouTube, a série “Desnorteadas” intensificará sua presença no canal e também no Instagram e no TikTok com novos vídeos e ações. O foco é retomar o contato com a comunidade e expandir seu alcance, abordando as tensões do cotidiano, os impactos da vida conectada na saúde mental e a busca por conforto e sororidade. O público pode esperar, além de debates fundamentais, vídeos divertidos, reacts, dicas, cultura pop e receitas.

Os próximos passos do Estúdio Fábula em relação à série incluem a produção de “Desnorteadas – Ainda em busca de um norte”, uma sequência de 10 episódios de 30 minutos que já está escrita e aguarda captação para entrar em produção. Esta nova fase ampliará as questões do universo feminino, mantendo a leveza e o bom humor, e contará com a adição de uma nova protagonista e outros personagens, destacando a amizade e a sororidade feminina. 

Festivais internacionais

A série coleciona indicações e prêmios em eventos de prestígio, como o Rio Webfest, onde receberam o prêmio de “Incentivo à Produção Digital Brasileira”. Em 2021, a série já havia sido indicada no mesmo festival na categoria “Melhor Elenco de Comédia“. O reconhecimento se estendeu ao circuito internacional, com destaque para festivais como o NZ Web Fest Seoul Webfest, onde Angela Molinari foi premiada como Melhor Atriz e Camilla Carandino como Melhor Atriz Coadjuvante.

Essa experiência em festivais, somada às rodadas de negócios e mentorias, trouxe um maior entendimento do mercado e abriu portas para a criação da produtora Estúdio Fábula, especializada em conteúdo audiovisual e transmídia. “Fazer um conteúdo e lançá-lo é ter a oportunidade de aprender e se aprimorar. Nisso, podemos ter surpresas curiosas, como a boa aceitação que percebemos de públicos que não imaginávamos, como mulheres 60+ e o público asiático”, compartilha a equipe.

“Desnorteadas” é a principal propriedade intelectual da Estúdio Fábula, mas a produtora também desenvolve outros projetos, como o Canal Mundo Bunny, uma série episódica de vídeos curtos verticais que compartilha a temática de abordar a vida cotidiana em um mundo fragilizado pela incerteza e ansiedade.

Você já pode conferir a série completa no YouTube do projeto. 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *